Ignorância sobre a própria burrice pode explicar muitos dos problemas da sociedade

quinta-feira, 1 de março de 2012

Várias pesquisas psicológicas estão chegando à conclusão que a incompetência priva as pessoas da capacidade de reconhecer sua própria incompetência. Ou seja: as pessoas burras são burras demais para saber que são burras.
E essa desconexão pode ser responsável por muitos dos problemas da sociedade.


Com mais de uma década de pesquisa, David Dunning, um psicólogo da Universidade de Cornell, demonstrou que os seres humanos acham “intrinsecamente difícil ter uma noção do que não sabem”.
Se um indivíduo não tem competência em raciocínio lógico, inteligência emocional, humor ou mesmo habilidades de xadrez, a pessoa ainda tende a classificar suas habilidades nessas áreas como acima da média.
Dunning e seu colega, Justin Kruger, fizeram uma série de estudos nos quais deram às pessoas um teste de alguma área do conhecimento, como raciocínio lógico, conhecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis e como evitá-los, inteligência emocional, etc. Ao final, os avaliados tinham que dizer o quão bem eles achavam que tinham ido nos testes.

Os resultados são uniformes em todos os domínios do conhecimento. As pessoas que realmente se saíram bem nos testes tenderam a se sentir mais confiantes sobre o seu desempenho, mas apenas ligeiramente, enquanto os que se saíram mal acharam que foram melhor do que a média. “As pessoas que realmente foram mal – os 10 ou 15% de fundo – acharam que seu desempenho caía em 60 ou 55%, portanto, acima da média”, disse Dunning.
O mesmo padrão aparece em testes sobre a capacidade das pessoas em classificar a graça de piadas, gramática correta, ou até mesmo seu próprio desempenho em um jogo de xadrez.
Os pesquisadores descobriram que não se trata apenas de otimismo e sim de uma total falta de experiência que torna as pessoas incapazes de reconhecer a sua deficiência.
Os psicólogos ofereceram aos participantes do estudo uma recompensa de US$ 100  caso eles classificassem seu desempenho com precisão. Isso prova que os avaliados "realmente estavam tentando ser honestos e imparciais” quando se avaliaram acima da média, disse Dunning.

Sociedade burraDunning acredita que a incapacidade das pessoas em avaliar o seu próprio conhecimento é a causa de muitos dos males da sociedade, incluindo a negação das alterações climáticas.
“Muitas pessoas não têm formação em ciência, e assim podem muito bem não compreender os acontecimentos climáticos. E como elas não têm o conhecimento necessário para avaliá-los, não percebem o quão ruim suas avaliações podem ser”, disse ele.

Os burros tem dificuldade em reconhecer o talento dos outros
Na mesma linha, as pessoas que não são talentosas em uma determinada área tendem a não reconhecer os talentos e boas ideias dos outros, de colegas de trabalho a políticos. Isso pode impedir o processo democrático, pois, como a maioria tem dificuldade na inteligencia, não se consegue identificar os que sao os melhores candidatos ou a melhor política. 

Fonte:http://hypescience.com/ignorancia-sobre-a-propria-burrice-pode-explicar-muitos-dos-problemas-da-sociedade/

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico este estudo! Já tinha pensado sobre esse tema, mas não sabia que já havia até um estudo sobre isso. Seu blog sempre traz matérias muito interessantes. Parabéns pelo sucesso do blog. Abraços. Sua aluna, Stella Schmitt

Ana Maria disse...

Stella, querida aluna (ou melhor) estimada doutora advogada,

que alegria te-la dentre os leitores do meu humilde blog.
Obrigada pelas palavras de incentivo. Seleciono as notícias com todo carinho para pessoas como vc, que pensa a vida e a sociedade.

Abraços,

Ana Maria

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB