Amor: uma reação quimica

terça-feira, 13 de março de 2012

O amor, apesar de ser tratado como sentimento, é uma reação química do corpo, afirmam os cientistas.
Sentir frio na barriga, a mão suando, as pernas bambas e não conseguir se concentrar são efeitos de várias substâncias agindo enloquecidamento no seu corpo. O site How Stuff Works analisou algumas dessas reações físicas à sensação mais desejada do mundo: o amor.
Norepinefrina
Quando você vê a pessoa amada seu coração dispara. A culpada é essa susbstancia. É como se seu coração ficasse estressado e batesse mais rápido.
Dopamina
Quando você faz esportes, apesar de cansado, se sente eufórico. A responsável é a dopamina, que deixa a gente com uma sensação de felicidade extrema e bem estar. Quando a gente se apaixona o cérebro libera essa mesma substância e faz com que você sinta que a outra pessoa faz bem a você.
Feromônios
O cheiro da pessoa amada é sempre delicioso. Acontece de você adorar o papo com alguém, mas quando se aproxima, o cheiro não bate e aí a gente diz que não tem química com a pessoa. Essa química são os tais dos feromônios, que mandam mensagens químicas ao cérebro dizendo que você fez uma boa escolha.
Testosterona
O hormônio masculino é responsável por deixar as mulheres com vontade de fazer sexo. Os homens têm esse hormônio na saliva e quando chegam ao corpo feminino através do beijo fazem queimar por dentro.
Ocitocina
Ela é chamada de hormônio do amor e é liberada em partos, deixando a mulher mais tranquila e relaxada. Dizem ainda que essa substância fortalece os laços de mãe e bebê. Com os casais não é diferente. A ocitocina faz com que você se sinta em paz ao lado da pessoa amada. Sabe aquela sensação de que o mundo podia acabar que você ainda estaria feliz? Ela é a culpada!
Genes rivais
Nosso suor e saliva liberam uma substância chamada MHC, que é um conjunto de genes que controla a superfície celular de moléculas. Quanto mais diferente essa substância for daquela liberada pela outra pessoa, maior será a atração. Já ouviu dizer que os opostos se atraem? Nesse caso funciona!


Tem cura?Tem, claro. Essa sensação toda termina se a pessoa não é correspondida.

Fonte:http://hypescience.com

1 comentários:

Anônimo disse...

Falam as más linguas que certa pessoinha que edita um blog nao sabe o que é o amor...

Postar um comentário

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB